Páginas

sexta-feira, agosto 19

Por que comemorar o Dia do Documentário?

O documentário foi o responsável pelo registro das primeiras imagens do cinema, o cinema nasceu documentando o cotidiano, a vida.

O filme documentário é muito mais do que um registro imediato dos fatos. Ele é testemunha da História e também uma forma de cada um expressar para a sociedade a sua forma de ver o mundo.

Por isso acreditamos que quanto mais documentaristas estiverem em atividade, mais riqueza de informações teremos, pois cada novo documentário nos traz uma leitura diferenciada. Ele é ferramenta de resgate, denuncia ou afirmação e hoje se impõe a cada dia na medida em que a maioria dos canais de TV e as novas janelas se abrem para este formato, seja de curta, media ou longa duração.

O Dia do Documentário foi pensado no sentido de destacar a importância desse gênero, fortalecer o seu papel junto à sociedade e estimular a sua visibilidade, bem como de resgatar a obra dos nossos documentaristas que foram esquecidos.

A ABD entende que a criação dessa data comemorativa é uma forma de reunir os diversos agentes envolvidos na produção e difusão de documentários e gerar debates e novas proposições para o setor, firmando-se, assim, como um evento de forte integração e enriquecimento sócio-cultural. Fonte: http://www.acvaeabdam.blogspot.com/

Todas as ABD´s estão mobilizadas para a comemoração deste dia, isso ocorrerá durante todo o mês de Agosto, em virtude da busca de parcerias. No Estado do Amapa, terá uma programação de exibições documentários locais e nacionais para alunos da rede pública, que estarão dialogando com documentaristas amapaenses.

Então, devido alguns atropelos na viabilização de locais e equipamentos, trocamos para o dia 19.08.2011 - na Secretária da Juventude, em frente ao Rio amazonas, no horário de 19:00 às 21:00h.

Conheça a ABD - Nacional

Nenhum comentário: