Páginas

segunda-feira, maio 16

O AMAPÁ MARCOU PRESENÇA NO FESTIVAL INTERNACIONAL EM ATIBAIA E PARTICIPA DA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO CBC

A Presidente da ABDeC-AP, Sra. Ana Vidigal, esteve como representante do Amapá, na Cidade de Atibaia, em São Paulo, no período de 12 à 14 de Maio, aconteceu o 6º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – FAIA.
RELATO DE ANA VIDIGAL "Olá companheiros, entre os dias 12 à 14 de Maio na Cidade de Atibaia, em São Paulo transpirou Audiovisual quando aconteceu o 6º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – FAIA. Fóruns como este são fundamentais para o aprimoramento dos produtores independentes , visibilidade e fomento da produção nacional. Várias mesas, debates, foram realizados no Festival com a presença das mais importantes entidades e órgão do cinema nacional como MINC/ Secretária do audiovisual – SAV, Agencia nacional de Cinema - ANCINE, debatendo os novos rumos para o desenvolvimento do setor. A SAV, através da secretária Ana Paula Santana, garantiu os editais BO, tanto pra curta e longa, afirmou que serão lançados até começo de Agosto deste ano e o programa NPD (Núcleos de Produção Digital), salientando que o mesmo sofrerá ajustes ,pelo fato de vários NPDs apresentarem problemas , também confirmou apoio aos cursos do CANNE ( Centro de Audiovisual Norte /Nordeste) , inclusive na ocasião salientei a questão dos cursos ainda não terem chegado ao Amapá , articulei pessoalmente com Isabela Cribari diretora do CANNE para que ainda este ano o curso chegue até nós, para tanto, teremos que articular junto ao Governador Camilo e Zé Miguel a contra partida do governo . Também realizaremos o dia nacional do Documentário, aproveito e convido todos para fazermos o evento em conjunto, assim fortaleceremos o movimento ainda mais. Na Assembléia geral do Congresso Brasileiro de Cinema – CBC , quando foi eleito pela primeira vez um cineclubista, João Batista Pimentel Neto,entreguei carta da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtamentragistas do Amapá – ABDeC/AP em nome do coletivo amapaense e o Projeto do I Seminário do Audiovisual do Amapá , anexei ainda carta ABDeC/AP ,com ata da Assembleia histórica da entidade, na qual foi aprovado por mais de vinte cinco associados, o anseio da classe de realizarmos o seminário amapaense.No momento repliquei também as outras entidades ali presentes, CNC,Fórum dos Festivas ,e ao MINC/SAV , ANCINE.

Outra questão que ficou definida é o FAAL, será realizado em Junho de 2012 em São Luis no Festival Guarnicê
Volto do festival sabendo que temos muito trabalho pela frente, mas com a certeza que estamos vivendo um tempo de esperança e confiança no Amapá, um tempo novo! E que juntos construiremos o desenvolvimento do mercado cinematográfico no Estado, imprimindo o empreendedorismo em nossas ações, acredito que só assim, de fato, se estabelecerá a democratização do audiovisual nacional.
Vamos em frente com fé! Bjs Ana VidigaL( Pres. ABdeC/AP)"
VEJA A CARTA DO CBC:
CBC ELEGE NOVA DIRETORIA
“Faremos uma gestão de continuidade, de compromisso com a defesa do audiovisual brasileiro e coletiva, norteando nossas ações e posicionamentos pelas decisões resultantes de um permanente diálogo com os componentes da Diretoria, do Conselho Consultivo e com os representantes das mais de 80 entidades associadas. Nosso norte imediato será dado pelas resoluções do 8 CBC e pela Carta dos Realizadores Brasileiros, recentemente divulgada”.
Com essas palavras, João Baptista Pimentel Neto iniciou seu discurso de agradecimento por sua eleição como presidente do Congresso Brasileiro de Cinema - CBC, realizada durante os dias 12 a 14 de maio, em Atibaia, SP.
A aglutinação em torno do nome de João Pimentel, cineclubista histórico e ex-Diretor de Comunicação da última gestão do CBC, ganharam força com composição de uma chapa única que reuniu diversos segmentos representativos do audiovisual brasileiro.
Entidades como ABRACI, CNC, UNINFRA, AMC, APRO, AR, FORUM DOS FESTIVAIS, APBA, SOCINE, APROCINE, FORCINE, CPCB, SIAV - RS, APCNN e ABD Nacional e ABDs Estaduais, assumiram o compromisso de realizar uma gestão participativa, reforçando as conquistas da última gestão e trabalhando pelo fortalecimento do audiovisual brasileiro como atividade estratégica para o desenvolvimento do setor cultural do país.
As 54 entidades presentes aprovaram, por aclamação, a nova diretoria do CBC, que trouxe como plataforma principal CONTINUIDADE E COMPROMISSO COM O AUDIOVISUAL. Entre esses compromissos, o novo presidente João Baptista Pimentel Neto se comprometeu em reforçar a luta para aprovação das matérias constantes de uma agenda legislativa que contempla
o PLC 116, a PEC 150, o Vale Cultura, a Reforma da Lei Rouanet e a Reforma da Lei do Direito Autoral.
Primeiro cineclubista a assumir a presidência do CBC, Pimentel também afirmou o compromisso de dar continuidade ao diálogo com o Ministério da Cultura - Minc, através da Secretaria do Audiovisual - SAV e da ANCINE, sempre com o foco de ampliar os recursos orçamentários para o setor audiovisual, destinados aos editais de fomento, de distribuição e difusão.
“Cultura não é gasto, é investimento. Cultura é ação estratégica. Cultura é a mãe! A educação é importante, mas a grandeza do processo civilizatório é da cultura”, enfatizou.
Pimentel aproveitou a oportunidade para reafirmar a importância de trabalhar conjuntamente com a nova diretoria e conselhos que compõem o CBC, estabelecendo uma troca de saberes para o planejamento de futuras ações.
E ainda, agradeceu emocionado ao ex-presidente Rosemberg Cariri pelo apoio à sua candidatura “estamos aqui para dar continuidade ao que você plantou. E tenho certeza que continuaremos contando com você no CSC – Conselho Superior de Cinema e à Comissão de Educação e Cultura da Câmara. E acima de tudo com seu fundamental aconselhamento”, declarou.
Agradeceu também às várias entidades associadas e aos convidados que aceitaram compor a nova diretoria e os Conselhos, que tiveram sua composição ampliada por personalidades do audiovisual.
A plenária pode colocar suas reivindicações e expectativas para a nova gestão. Entre as proposições apresentadas para integrar a pauta de trabalho do CBC, destacam-se: o fortalecimento da TVs públicas e comunitárias, o intercâmbio entre as produções audiovisuais na América Latina e o debate sobre a produção
audiovisual para plataformas digitais. Foi aprovada ainda a Carta de Atibaia do Audiovisual Brasileiro/2011 (em anexo)
“O foco do meu mandato será fazer o audiovisual nacional possa invadir todas as casas do povo brasileiro, através de todas as plataformas”, finalizou o novo presidente do CBC
Conheça os novos membros do CBC (2011-2013):
Presidente João Baptista Pimentel Neto (CNC) – SP
Vice Presidente Orlando Bonfim Neto – ES
Secretária Cynthia Falcão (ABD/APECI) – PE
Tesoureira Edina Fuji (UNINFRA) – SP
Diretor Executivo Geraldo Veloso (AMC) – MG
Diretora de Relações Institucionais Maria Clara Fernandez (APRO) – SP
Diretoras de Comunicação Sylvia Palma (AR) – RJ Carla Osório (ABD Capixaba) – ES
Diretor de Projetos e Captação de Recursos Antonio Leal (Fórum dos Festivais) – RJ
Conselho Fiscal Roger Madruga (APBA) – DF Afonso Gallindo (ABD/PA) – PA André Gatti (SOCINE) – SP
Conselho Deliberativo Assumpção Hernandes – SP (ex-presidente do CBC)

Nenhum comentário: