Páginas

segunda-feira, fevereiro 7

ALUNOS RECEBEM CERTIFICADOS E MEDALHAS POR FINALIZAÇÃO DE SEUS VÍDEOS PRODUZIDOS DURANTE O PROJETO




ESCOLA E ENTIDADES PARCEIRAS ENTREGAM CERTIFICADOS E MEDALHAS AOS CONCLUINTES DOS VÍDEOS EXPERIMENTAIS PRODUZIDOS DURANTE O PROJETO “PRODUZINDO VÍDEOS NA ESCOLA”.

Finalmente, os vídeos concluídos foram exibidos para a comunidade escolar, o evento aconteceu nesta sexta, dia 26 de Novembro, às 17:00, na sala da TV Escola.
Esteve presente a representante da Direção do Núcleo de Tecnologia Educacional(NTE) Aline Cerqueira, o Gerente do Museu da Imagem e do Som(MIS) Alexandre Brito, Pérola Pedrosa(jornalista e cineclubista), alunos e seus pais, professores da escola e convidados de outras escolas, Maria do Socorro Silva(TV Escola Reinaldo Damasceno) Cândida Magave (TV Escola Coelho Neto) e Maria Gorete, Marli professores do ensino Especial se fizeram presentes na exibição e entrega de certificados e medalhas aos alunos que finalizaram seus vídeos.
A fala de Alexandre Brito, reforçou a parceria e colocou as atividades do MIS sempre a disposição da comunidade escolar, os vídeos farão parte do acervo de exibição do Festival da Imagem e Movimento- FIM, já na sua 7ª. edição e também da programação do Museu da Imagem e do Som- MIS, que acontece quinzenalmente aos sábados às 18:30, no auditório do MIS, altos do Teatro das Bacabeiras.
Os parceiros deixaram suas contribuições aos alunos, Aline Cerqueira(NTE)recomendou aos alunos o registro de suas atividades através da construção de seus Blog’s para que outros estudantes e comunidade em geral saibam do que está acontecendo na Escola. O diretor da Escola, Antonio Tostes frisou que a Escola já tem site e foi postado esse projeto e o site possui um link para o sistema PROESC que facilita o registro e o acesso on line às notas dos alunos em qualquer lugar.
Leiam a sinopse dos Vídeos concluídos:
- Coragem e Determinação:
Brigas, ameaças, maltratos, traição, baixa estima marcam a vida de uma mulher dedicada ao lar. É preciso coragem e determinação para tomar uma decisão. Mulher dedicada, mas não valorizada pelo marido que só a xingava, bebia e lhe batia. Além disso, a traição, resistiu a tanta violência e ouviu conselhos de sua amiga, ela decidiu denunciar, se valer das políticas públicas traçadas para as mulheres em situação de riscos e vulneráveis à violência doméstica , é o que fez essa mulher denunciar e arcar com as conseqüências.e trabalhar para sustentar sua filha.
O vídeo traz pesquisa atual da Delegacia das Mulheres, onde mostra dados dos anos 2009 e 2010, que as denuncias aumentaram consideravelmente, tendo um acréscimo nos últimos meses, isso não se dá por ter aumentado a violência contra as mulheres, mas pelo fato das mulheres agredidas terem coragem e determinação para denunciar.
- O Polêmico Sistemas de Cotas:
para ingresso ao Ensino Superior:
Por sistema de cotas entende-se uma medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para determinados segmentos sociais. É considerada uma forma de ação afirmativa, segundo conceito surgido nos Estados Unidos na década de 1960.

Universidades, como a Universidade de Brasília(UNB), do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado da Bahia(UNEB) também aderem a tal sistema, tendo como critérios os indicadores sócio-econômicos, ou a cor ou raça do indivíduo.
O sistema de cotas é um assunto muito discutido considerado uma medida polêmica, gerando debates acalorados nos círculos acadêmicos. É algo que divide opiniões, embora seja um consenso de que algo deva ser feito para diminuição das desigualdades entre os cidadãos e grupos sociais.

O Sistema de Cotas foi pesquisado e buscou-se opiniões de professores e acadêmicos da Universidade Federal e Estadual do Amapá e faculdades particulares.
- Realidade Cruel:
A história de um rapaz que se envolvia com as drogas desde os 9 anos de idade, aos 15 recebeu proposta de comercializar drogas a fim de receber dinheiro em troca, se acostumou e estava ele no jogo do tráfico. Além de se drogar rotineiramente, teria que fazer isso para enfrentar outros dependentes para cobrar dinheiro, chegando a matar. Seu destino estava traçado para morrer num acerto de contas, sua vida foi tirada em frente sua casa.
- O Menos Pior:
O diálogo entre o eleitor e o candidato nos faz refletir que os interesses se dispersam, cada um tem seus próprios interesses. Com tom sacártico os eleitores percebem o interesse do candidato que está mais interessado em ganhar as eleições para manter seu status e manter um padrão de vida com desejos inusitados.
- Identidade Negra:
O preconceito ainda é camuflado, muitas pessoas mascaram
- Biopirataria:
O roubo das espécies humanas de alguma forma são negligenciadas, sem registros nos órgãos que trabalham essa questão ambiental.

Um comentário:

EDILÉA LIMA disse...

Parabéns pelos docentes muito profissionais e competentes e alunos que realmente quiseram e fizeram acontecer esse projeto, pois o trabalho é de excelente. A todos que direta ou indiretamente participaram, mas em destaque a professora Lucila Malcher.