No próximo dia 05 de Junho, estará em Macapá o Diretor de Regionalização ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas), o documentarista Afonso Gallindo. A ABD-AP aproveitara a oportunidade e convida todos os associados e profissionais da área do audiovisual do Amapá que tenham o interesse de reunir com a classe e assim contribuir em temas importantes para o desenvolvimento da produção audiovisual local. Um dos pontos da reunião será a discussão sobre os eixos temáticos e tirada de delegados para o FORUM DE AUDIOVISUAL DA AMAZONIA LEGAL – FAAL, fruto das discussões surgidas durante a Pré-Conferência de Cultura - Segmento audiovisual, onde pretende-se que na reunião saiam as propostas do Amapá e que serão somadas as de outros estados da região. O Fórum que deverá ser realizado em Belém de 09 a 11 de Julho próximo.
Outro ponto importante para todos e a implantação do Núcleo DE Produção Digital-NPD-AP, fruto da articulação da ABDN/ABDeC-AP em parceria com a SAV/MINC e o governo e que acontecerá em breve em nossa capital.
Na ocasião reunirá com as Deputadas federais Janete Capiberibe e Lucenira Pimentel, ambas destinarão recursos para a classe do audiovisual amapaense , através das ABDe C-AP. recursos destinados ao "I EDITAL DE CURTAS DO AMAPA" (Janete Capiberibe) e o "CINEMA NOS BAIRROS"(LuceniraPimentel).
Afonso Gallindo, em seu segundo mandato como diretor de regionalização da nacional, busca também o fortalecimento do bloco Norte, não somente no segmento audiovisual. Este trabalho, foi iniciado antes de seu primeiro mandato como Driteor de Regionalização(2007), quando ainda somente presidente da ABDeC Pará. Neste sentido ele destaca "a importância da participação de todos os interessados neste momento histórico que acontece no Estado do Amapá, onde serão construídas as propostas que irão nortear não somente para o FAAL, mas ações futuras e o posicionamento frente as demandas e carências da classe diante das esferas públicas existentes". Pontos importantes como a Mostra ABDeC AP, que levará produções do Amapá para serem exibidas nos outros 26 Pontos de Exibição ABD em todo o país, proporcionando que o Brasil tenha acesso ao "olhar" amapaense, a questão da formação de técnicos, a contribuição da consolidação da memória audiovisual brasileiro são pontos de pauta e deverá contar com todos os interessados em contribuir neste importante momento do audiovisual não somente no Amapá, mas no Norte do país. Sua vinda é estrategicamente positiva num momento em que o audiovisual amapaense está vivendo e reflete a importante contribuição da associação amapaense em âmbito nacional, pelas vitórias almejadas a tempos pela categoria.
Um comentário:
Faltou dizer aonde vai ser a reunião?
Postar um comentário