Páginas

quinta-feira, agosto 6

CTAv dobra a capacidade de atendimento em 2009

Prezados Abedistas,

Segue nosso boletim informativo.

Comunicação CTAv

CTAv dobra a capacidade de atendimento em 2009

Informações são do relatório de prestação de serviços do CTAv no 1º semestre

O número de filmes realizados com apoio do CTAv no primeiro semestre de 2009 já se equipara com a soma de toda a prestação de serviços de 2008 e supera a de 2007. Veja aquio relatório completo. O perfil dos usuários também está mudando, nove estados enviaram inscrições entre dezembro de 2008 e maio de 2009. A mudança foi percebida a partir do novo sistema de seleção de projetos, que começou com a entrada no ar do novo Portal do CTAv em dezembro de 2008. As inscrições agora são feitas com a ajuda da Internet e os projetos passaram a ser qualificados e analisados um a um antes de receberem apoio do CTAv. O Portal também aumentou o alcance da divulgação das informações sobre os serviços prestados a um número maior de usuários em todo o país. O site anterior recebia uma média de 600 visitantes/mês, o novo portal já conta com 10 vezes mais acessos, somando 6.000 visitantes no mesmo período.

O serviço mais concorrido é a mixagem, uma das etapas da finalização de som dos filmes. A pauta do estúdio vive lotada. O CTAv tem um dos mais conceituados estúdios de mixagem no país, ele foi montado pelo National Film Board, do Canadá, e é uma referência na América Latina. No sistema anterior o produtor solicitava um espaço na agenda e era atendido seguindo uma fila de inscritos, sem qualquer tipo de seleção nem garantia de cumprimento das datas solicitadas. Era comum o estúdio ficar ocioso porque o realizador muitas vezes tinha problemas com a produção e não desmarcava com o CTAv a tempo de se agendar outro filme. Com o novo sistema este problema acabou, o realizador que passa pela seleção, é escolhido e não cumpre as datas fica impedido de se reinscrever por dois anos. As falhas passaram a ser muito raras.

O processo de seleção foi implantado há seis meses, com sucesso. Por este mecanismo é possível qualificar os projetos contemplados, uma medida moralizadora na prestação de serviços de um órgão público. A comissão interna avalia todos os pedidos de serviços e decide quais filmes serão atendidos. Têm prioridade os curtas-metragens e documentários, especialmente projetos independentes e de baixo orçamento, ou aqueles que comprovem qualidade técnica e poucos recursos financeiros. O resultado obtido até o momento comprova a eficácia do novo método e o bom funcionamento do novo Portal - por onde são realizadas as inscrições. A partir de julho de 2009 o sistema foi simplificado, diminuindo o envio de materiais pelo correio na fase de inscrições, numa iniciativa para reduzir a chamada ‘burocracia’.

O CTAv presta serviços aos realizadores de audiovisual brasileiros de todo o país nas seguintes áreas:

Empréstimo de Equipamentos / Edição de Imagens / Mixagem / Transfer

E ainda, sob demanda, faz alguns tipos de transcrição de som entre suportes digitais, oferece truca, moviola e apoios diversos, sempre que possível.

Você pode consultar o relatório na área institucional do Portal do CTAV.

Conheça também o novo modelo de prestação de serviços e inscreva seus projetos.

Expediente

Portal do CTAv:
http://www.ctav.gov.br/
Editora
Joana Nin

Redator/Editor Assistente
Renato Damião

Centro Técnico Audiovisual:


Gerente Geral
Gustavo Dahl
Assessora de Gabinete
Joana Nin
Coordenadora de Difusão
Liana Correa
Coordenador Técnico
Renato Costa
Coordenador Administrativo
Luiz Carlos Borges Nogueira

Nenhum comentário: